quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Neoclassicismo Victor Jorge número 31

Rafael Mendes Carvalho nasceu em Laguna (SC) e morreu provavelmente no Rio de Janeiro.
Não se sabe muito sobre o começo da carreira de Rafael , além de que em 1837 ele era ajudante do major-engenheiro Jerônimo Francisco Coelho no levantamento da planta de Laguna, e depois de dois anos pintou um quadro aquarela representando a Entrada da Esquadra Nacional na Vila de Laguna em 15 de Novembro de 1839.

Rafael foi um grande artista, foi pintor, caricaturista, decorador e desenhista. Executou várias obras em poucos anos, e ainda ensinou vários alunos.

Neoclassicismo é um movimento que aconteceu por volta de 1750 na Inglaterra e na França pela ajuda do arquiteto Palladio e assim foi para todos os outros paises . O Neoclassicismo é uma arte influenciada pela cultura grego romana.

Fontes:http://www.pegue.com/artes/neoclassicismo.htm e http://www.pitoresco.com.br/laudelino/mendes_carv.htm

terça-feira, 24 de agosto de 2010

karl gotthard langhans

julio numero 15 6e


O Neoclassicismo surgiu em meados do século XVIII como uma rejeição ao Rococó e ao Barroco tardio. Os artistas neoclássicos queriam um estilo que conseguisse expressar ideias morais sérias, como, por exemplo, os conceitos de justiça, honra e patriotismo. Ansiavam por recriar o estilo simples e majestoso da Grécia e da Roma antiga. Alguns obtiveram êxito, mas o movimento padecia de certa falta de vivacidade, um espírito de estreiteza acadêmica.
langhans nasceu na alemanha 1732 na Silésia e morreu em 1808.
Em 1788 o rei Frederico Guilherme II da Prússia , convocou Langhans para ir a Berlin a fim de tornar a capital da Alemanha num importante centro cultural.Porta de Brandeburgo em Berlim foi feito em 1789 a 1791









http://hid0141.blogspot.com/2009/08/portao-de-brandemburgo.html

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/neoclassicismo/neoclassicismo-5.php

http://5cpinturasdoegito.blogspot.com/2009/08/karl-gotthard-langhans-grande-arquiteto.html

Jacques Germain Soufflot

Jacques Germain Soufflot faz parte do Neoclassicismo, o Neoclassicismo foi criado na Europa no século 18,O Neoclassicismo influenciou a antiguidade clássica.As pinturas normalmente era feita de Mármori branco.


Jacques Germain Soufflot ele era um arquiteto frânces e foi ele que iniciou o estilo do Neoclassicismo. O trabalho mais conhecido dele era o Panthéon de Paris , como mostra a foto abaixo:
Esta obra foi construída a partir de 1755, a princípio ela é uma igreja dedicada a Santa Genoveva.
Soufflot nasceu na França em Irancy.Com 18 anos entrou para a

Academia francesa de Roma, onde os jovens se tornariam grandes nomes do neoclassicismo. Ele ficaria na Italia de 1731 até 1738.
Ao voltar a França Projetou o Hôtel-Dieu.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jacques-Germain_Soufflot

Vitor Sato 6E nº32

Jean-Auguste Dominique Ingres



Felipe Fuke no 6 turma E


Neoclassicismo começou na Europa Ocidental no século XVIII (18) e teve grande influência na arte e cultura até metade do século XIX (19). Teve como base os príncipios do Iluminismo e eram contra as idéais Barroca e Rococó. As pinturas desta época possuem linhas, formas e cores simples cheias de sentimento e idéias.
Jean-Auguste Dominique Ingres , conhecido como Ingres , nasceu no dia 29 de Agosto de 1780 em Montauban e morreu no dia 14 de Janeiro de 1867 em Paris.
Ingres pintava nus e retratos ao invés de pinturas mitológicas. Sua pintura mais famosa foi Apoteose de Homero feita em 1827 em Louvre, Paris. A pintura foi feita em óleo sobre tela e sua dimensão é 386 cm x 512 cm.










Nome: Apoteose de Homero

Ano: 1827

Feita com óleo sobre tela

Dimensão: 386 cm x 512 cm

Fontes: